domingo, 19 de setembro de 2010

Estágios não remunerados são fraude



É necessário termos em conta que crescem as ofertas de estágios não remunerados principalmente na área dos Recursos Humanos. Estes estágios não só são eticamente reprováveis como devem ser denunciados como fraudes ao mercado de trabalho e como atentados aos direitos dos profissionais do sector em causa que se vêem confrontados com uma exploração em massa de mão de obra fazendo-se valer da situação económica que o país atravessa para contribuir para que ela seja ainda pior e se aprofundem as condições que geram a crise económica.

O trabalho gratuito é um atentado contra o direito a um salário sob a fraudulenta desculpa do estágio que repreenta já mais de metade da ofertas de suposto emprego no sector. Fraude porque para além de ser violador de direitos fundamentais ainda provoca um desvio nos dados sobre o desemprego. para todos os efeitos os estagiário que nada recebem são considerados empregados.

Há que intervir de forma firme sobre esta fraude laboral praticada por grande e pequenas empresas do sector e mesmo de outros sectores de actividade.

Sem comentários: