sábado, 19 de abril de 2008

Menezes e o problema de Casting

Deu-se o inevitável. Cansado de tanta pancada (muita dela justificada) Menezes bate com a porta à liderança do PSD e deixa um espaço em aberto para si mesmo num futuro próximo.

Espero que nestes dias consiga fazer-se rodear de algumas pessoas que possam acrescentar de positivo à amálgama de criaturas insólitas que vêm rodeando o ex-futuro presidente do PSD.

Pessoalmente, e como já escrevi várias vezes, acredito nas teorias de conspiração de Menezes e Santana Lopes, esses descarados que tiveram a ousadia de querer tomar o partido dos barões e baronetas nas mãos das bases. O processo que se tem vindo a dar no PSD estava já a colocar em causa a superioridade intelectual dos lordes instalados no partido desde a morte de Sá Carneiro e dos que foram depois criados e mantidos com o cavaquismo e suas consequências. Menezes é mais que um homem do norte, frontal mas por vezes incoerente. Tentou reciclar a sua imagem e amaciar o seu discurso. Confesso que preferia o Menezes de há uns anos, com a sua linguagem mais politicamente incorrecta roçando mesmo o estilo de Valentim Loureiro ou Alberto João Jardim. Sempre preferi pessoas frontais a alforrecas. Mas continuando, acredito que existiu uma manobra consertada para destruir Santana Lopes e Luis F. Menezes. Eles não representam as elites do PSD apesar de serem a sua ala mais verdadeira, assumidamente liberal e "reformista" (a palavra no PSD é enganadora).

Para mim é indiferente quem lidere o PSD. O partido não mudará o seu rumo e continuará sempre igual a si mesmo sendo, nesta democracia amputada, a alternativa de poder. Um dia, quando se levantar de novo ou quando o governo Sócrates cair de podre.

Para além disso e porque respeito pessoal e politicamente as duas figuras de Santana Lopes e L. F. Menezes, prefiro ver este último de novo nos destinos da C. M. de Gaia de onde nunca deveria ter saído se tivesse querido preservar a sua imagem.

A par com um problema de filha-da-putice interna no partido e de manipulação pelo PS e pelos media, Menezes deu-se com um problema grave de Casting.

Sem comentários: