quarta-feira, 16 de abril de 2008

Resposta pública ao e-mail do senhor director geral da Direcção Geral de Contribuições e impostos

Demorou alguns dias mas tinha de de responder ao simpático e-mail remetido pelo senhor director, que nunca tive o prazer de conhecer, mas que simpaticamente me enviou um e-mail no passado dia 4 de Abril. É evidente que não me enviou a mim em particular. Eu sei que não tenho direito a essas honrarias e ainda bem. Todos os portugueses registados no site das finanças receberam exactamente o mesmo texto com a ligeira alteração do nome e número de contribuinte.

Também sei que não é para ser respondido, mas não posso resistir à tentação de lhe dizer que esta é uma missiva de mau gosto que nos revela a maior facilidade com que as finanças ajudam a roubar os bens de alguns desafortunados da vida entregando-os assim de bandeja aos abutres profissionais através destes sistemas, para não dizer mesmo esquemas, que vão ajudando a que aumente o fosso entre os ricos e os pobres deste país.

Eu sei, caro Director, que as finanças não existem para que se crie justiça social. Isso seria tarefa dos políticos e das políticas. E sabemos que quando estes falham a todos os níveis quanto mais for sacado ao contribuinte menor será o buraco cavado pelas más práticas dessa mesma política. Mais sabemos que não é objectivo das finanças ir buscar a quem mais tem mas sim onde é mais fácil. A minha resposta é clara e inequívoca. A esses bens penhorados pode o senhor director fazer o que bem entender. Pode inclusivamente continuar a entupir as caixas de correio electrónico com essas mensagens de mau gosto. Para mim passa directamente para a categoria de Spam da mesma forma que a DGCI passou à muito à categoria de instituição parasitária, espinha dorsal pelo financiamento do sistema político podre e corrupto que nos tem vindo a governar desde a fundação da nação.

Sem mais assunto de momento, um futuro contribuinte espanhol.

Sem comentários: