quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ainda bem que temos os carros topo de gama e uma vida de luxo, no terceiro mundo têm... saúde?? (2)

Segundo notícia publicada no site da revista Visão online "Cuba regista vacina contra cancro do pulmão. Uma vacina «terapêutica» que pode aumentar 30 a 40% do tempo de vida dos doentes terminais de cancro do pulmão foi registada pelo Centro de Imunologia Molecular (CIM) cubano"
De acordo com a notícia o produto designa-se por CIMAVAX EGF e é um compsto entre duas proteínas.

A aposta na ciência é um caminho traçado desde há muito tempo pelo sistema cubano que está a alcançar resultados a vários níveis sendo que este é um dos que se apresenta como mais mediático. Sendo ainda mais significativo tratando-se de um país submetido a um bloqueio de décadas. No entanto, na minha opinião, penso não ser o mais importante no momento. Nem sempre o mais mediático é o mais importante. Penso serem mais relevantes as iniciativas levadas a cabo por exemplo na Nicarágua onde médicos cubanos na chamada "Operação Milagre" realizaram mais de 25000 intervenções cirúrgicas de oftalmologia sobretudo nas camadas da população que não têm meios para pagar no sector privado.

É importante ter estas dados em conta quando se fala em direitos humanos pois a saúde é o bem e em consequência o direito mais fundamental ao ser humano.

Sem comentários: