Foram hoje divulgados dois dados interessantes quanto aos lucros de duas das principais empresas nacionais. Assim, a GALP revelou ter tido no ano de 2008, 478 milhões de euros de lucro. Por sua vez a EDP reportou 1092 milhões de euros de lucro no mesmo ano representando um acréscimo de 20% relativamente ao ano anterior.
Tendo em conta que, durante o ano de 2008 existiu um efeito altamente nocivo do aumento dos preços dos combustíveis que não foi acompanhado de uma descida tão célere quando o valor do crude desceu (beneficiando a GALP do efeito stock) podemos dizer que este é um lucro sustentado num esforço financeiro de particulares e sobretudo de pequenas e médias empresas durante esse período. Mas continua durante o presente anos pois os preços dos combustíveis não acompanharam na mesma medida e no mesmo tempo os preços do crude.
Quanto à EDP, não deixa de ser estranho vivermos num país cujos gastos com energia, (mais uma vez recaindo o esforço sobre os particulares, pequenas e médias empresas) são dos mais elevados senão os mais elevados da Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário