quinta-feira, 24 de julho de 2008

Eis que a hstória se repete...

Não será possível estabelecer uma comparação directa entre Milosevic e Karadzic. No entanto a História acaba por colocá-los do lado perdedor de uma forma pouco inocente. Karadzic é tido como um monstro e acredito que seja efectivamente culpado de algumas das coisas de que o acusam. Mas a guerra é isso mesmo. As atrocidades são apanágio de qualquer guerra mas sobretudo daquelas em que se tem de lutar contra inimigos virtualmente invencíveis.

A Jugoslávia era de entre todos os países ditos socialistas, de longe, o que mais interesse e admiração me despertava. Antes de mais pela forma como enfrentou o imperialismo soviético que se traduziu em episódios históricos lamentáveis como a invasão da Checoslováquia. A Jugoslávia era um país com uma construção política, social e económica muito próprias e assentes numa unidade que morreu com um homem. Infelizmente muitas vezes a História dos povos funde-se com a História das suas personalidades. O marechal Tito foi o símbolo da unidade jugoslava na imensa diversidade de povos, culturas e religiões.


Porque a Sérvia sempre foi o centro de poder na Jugoslávia e principalmente porque Milisevic se opôs ao desmantelamento da sua pátria tudo isto acabou por se tornar num imenso banho de sangue do qual a Europa ocidental e os EUA não estão isentos de culpas. De todos os lados se cometeram crimes hediondos. Dos sérvios certamente mas também dos croatas, dos muçulmanos e cristãos bósnios, dos albaneses do Kosovo e da própria NATO que, mais uma vez optou por uma intervenção onde não poderia intervir e de uma forma sectária e parcial.


O TPI vai agora julgar mais um homem cuja história pessoal se confunde com um pedaço da História do seu povo quando deveria ser julgado na sua terra pelos seus pares.A História tem destas coisas. É difícil compreender porque as mesmas acções têm tão distintas interpretações. Quando a URSS invade o Afgnanistão é uma catástrofe. Quando os EUA invadem o mesmo país e plantam um governo fantoche é uma benção. E a verdade é que não haveriam talibans se não tivvessem sido financiados pelos EUA para a luta contra os soviéticos...


Karadzic não precisa ser julgado. Já está condenado por tudo quanto fez e não fez. A nossa história já está escrita ainda antes de acontecer.

Sem comentários: