sábado, 16 de agosto de 2008

BOLÍVIA e PARAGUAI

É com enorme satisfação que vejo este processo que pensava estar por demais comprometido na Bolívia. A campanha da oposição financiada em parte pela embaixada dos EUA foi derrotada numa batalha eleitoral que representou um largo passo no sentido de retirar do jugo do império dos EUA mais um país da outra América. A vitória expressiva de Evo Morales pode ser um factor par aimpulsionar uma verdadeira mudança com todos os cuidados que este já sabe qe deve ter pois tem os coiotes sempre na sua perna.

Por outro lado é de salientar a tomada de posse de Fernando Lugo no Paraguai. Este ex-bispo católico vem terminar com um ciclo político caduco num país com muitas necessidades. A sua vitória vem acrescentar mais um país à lista daqueles que na América se estão a libertar da dependência com o império do norte que desde sempre tem sido o maior factor que contribuiu para a miséria geral do sub-continente.

Estes processos de livertação, por serem diferentes e por representarem vias novas por explorar estando mesmo fora das teorias polítcas que sustentam os principais movimentos sociais desde há séculos, são um factor de esperança num futuro que não pode pertencer a este sistema liberal decadente em que vivemos. Estes povos são os sujeitos da história contenporânea e da sua projecção par aum futuro livre dos impérios tal como os conhecemos.

Sem comentários: